Cristianismo Wiki
Registre-se
Editar página
Login.png Você se esqueceu de fazer o login? Um nome de usuário o ajudará a vigiar suas contribuições e a comunicar-se com outros usuários. Se você não fizer o login, o seu endereço IP irá aparecer no histórico do artigo.


A edição pode ser desfeita. Verifique a comparação abaixo para verificar se é isso que você deseja fazer e, em seguida, publique as alterações abaixo para terminar de desfazer a edição.

Revisão atual Seu texto
Linha 10: Linha 10:
 
A [[literatura]] apocalíptica tem uma importância considerável na história da tradição judaico-cristã-islâmica, ao veicular crenças como a ressurreição dos mortos, o [[dia do Juízo Final]], o [[céu]], o [[inferno]] e outras que são aí referidas de forma mais ou menos explícita.
 
A [[literatura]] apocalíptica tem uma importância considerável na história da tradição judaico-cristã-islâmica, ao veicular crenças como a ressurreição dos mortos, o [[dia do Juízo Final]], o [[céu]], o [[inferno]] e outras que são aí referidas de forma mais ou menos explícita.
   
Algumas pessoas defendem que o facto de várias civilizações no mundo terem apresentado narrações apocalípticas sugere que estas têm uma origem comum e ancestral (supostamente revelada ao homem por um ser dotado de inteligencia superior, entre outras teorias) que foi sendo deturpada pela transmissão oral. Esta visão assume, por vezes, um carácter ecológico, ao propor que a mensagem do apocalipse se refere à capacidade que o homem civilizado tem para destruir o mundo.
+
Algumas pessoas defendem que o facto de várias civilizações no mundo terem apresentado narrações apocalípticas sugere que estas têm uma origem comum e ancestral (supostamente revelada ao homem por um ser dotado de inteligencia superior, entre outras teorias) que foi sendo deturpada pela transmissão oral. Esta visão assume, por vezes, um carácter [[ecologia|ecológico]], ao propor que a mensagem do apocalipse se refere à capacidade que o homem civilizado tem para destruir o mundo.
   
 
== Autoria ==
 
== Autoria ==
Linha 23: Linha 23:
   
 
== Interpretações ==
 
== Interpretações ==
A maior parte do livro é escrita em linguagem simbólica, e, por isso, dá margem a diversas interpretações pelos diversos segmentos cristãos.
+
A maior parte do livro é escrita em [[linguagem]] simbólica, e, por isso, dá margem a diversas interpretações pelos diversos segmentos cristãos.
   
Entre outros fatos que teriam sido profetizados na obra, segundo a teologia comum das igrejas protestantes, estão os sete anos da [[grande tribulação]], onde após o [[arrebatamento]] da [[igreja]], a terra passaria por três anos e meio de paz (com o reinado do [[Anti-Cristo]] - que perseguiria os cristãos que não tivessem a marca da [[Besta (arma)|besta]] (ver abaixo), a qual possibilitaria livre comércio entre as pessoas. Tal marca, diz o profeta, seria posta na testa ou na mão das pessoas e haveria três anos e meio de grande aflição. Após esse período, ocorreria o início do Milênio (onde a igreja reinaria com Cristo na Terra). Terminado o Milênio, daria-se inicio o [[Juízo final]], onde o [[Messias]] reinaria definitivamente, lançando [[Satanás]] e seus [[anjos]] ([[demônio|demônios]]) no [[lago de fogo]].
+
Entre outros fatos que teriam sido profetizados na obra, segundo a teologia comum das igrejas protestantes, estão os sete anos da [[grande tribulação]], onde após o [[arrebatamento]] da [[igreja]], a [[Terra]] passaria por três anos e meio de paz (com o reinado do [[Anti-Cristo]] - que perseguiria os cristãos que não tivessem a marca da [[Besta (arma)|besta]] (ver abaixo), a qual possibilitaria livre comércio entre as pessoas. Tal marca, diz o profeta, seria posta na testa ou na mão das pessoas e haveria três anos e meio de grande aflição. Após esse período, ocorreria o início do Milênio (onde a igreja reinaria com Cristo na Terra). Terminado o Milênio, daria-se inicio o [[Juízo final]], onde o [[Messias]] reinaria definitivamente, lançando [[Satanás]] e seus [[anjos]] ([[demônio|demônios]]) no [[lago de fogo]].
   
 
Neste livro o autor discorre sobre as conseqüências do acatamento ou não dos apelos do novo testamento ("voltem-se a Deus", "arrependam-se de seus pecados") dividindo então os santos (aqueles que se converteram a Deus) e os que se negaram a viver com ele.
 
Neste livro o autor discorre sobre as conseqüências do acatamento ou não dos apelos do novo testamento ("voltem-se a Deus", "arrependam-se de seus pecados") dividindo então os santos (aqueles que se converteram a Deus) e os que se negaram a viver com ele.
Linha 56: Linha 56:
 
#Arrebatamento da igreja(Bodas do Cordeiro).
 
#Arrebatamento da igreja(Bodas do Cordeiro).
 
#Abertura dos selos.
 
#Abertura dos selos.
#Anjos derramam taças sobre a Terra, que significa a ira de Deus em 7 etapas dentre eles ([[Cavaleiros do Apocalipse]]), (Fome, Pestes), (Terremotos, Maremotos, Aquecimento Global), etc.
+
#Anjos derramam taças sobre a Terra, que significa a ira de Deus em 7 etapas dentre eles ([[Cavaleiros do Apocalipse]]), ([[Fome]], [[Pestes]]), ([[Terremotos]], [[Maremotos]], [[Aquecimento Global]]), etc.
#Governo do AntiCristo por 7 anos, ([[Sinal da Besta]]), (Paz), (Guerras).
+
#Governo do AntiCristo por 7 anos, ([[Sinal da Besta]]), ([[Paz]]), ([[Guerras]]).
 
#[[Volta de Jesus Cristo]] e da igreja a Terra.
 
#[[Volta de Jesus Cristo]] e da igreja a Terra.
 
#Governo [[Reino Milenar de Cristo|Milenar de Jesus Cristo]].
 
#Governo [[Reino Milenar de Cristo|Milenar de Jesus Cristo]].
Linha 66: Linha 66:
 
{{Ver artigo principal|[[Número da Besta]]}}
 
{{Ver artigo principal|[[Número da Besta]]}}
   
O sinal ou marca da besta é alvo de diversas interpretações. Existem aqueles que dizem que o sinal será literalmente posto nas mão direita e na testa, e acusam ser o [[Verichip]] esse sinal. Outros preferem uma visão mais simbólica e interpretam que o sinal da besta na mão direita ou na testa significaria respectivamente atitudes e pensamentos segundo as intenções da besta, e contrários a Deus. Um exemplo de tal interpretação têm os [[adventistas]], que crêm que se pode identificar o sinal da besta identificando qual o sinal contrário, isto é, o "sinal de Deus", que eles crêm ser a observância do [[sábado]]. Porém correntes atuais, ponderam que o sinal da Besta nada mais é que algo compreensivel, que quem recebê-lo saberá exatamente o que está fazendo, pois a expressão "é numero de homem", remete a algo comum, notório a todos, pois até mesmo pessoas iletradas reconhecem numeros com facilidade, ao contrario da corrente que há alguns anos acusava o ''código de barras'' e agora o Verichip. Existe tambem a possibilidade de ser um numero bem no centro da testa escrito 666 (seissentos e sessenta e seis).
+
O sinal ou marca da besta é alvo de diversas interpretações. Existem aqueles que dizem que o sinal será literalmente posto nas mão direita e na testa, e acusam ser o [[Verichip]] esse sinal. Outros preferem uma visão mais simbólica e interpretam que o sinal da besta na mão direita ou na testa significaria respectivamente atitudes e pensamentos segundo as intenções da besta, e contrários a Deus. Um exemplo de tal interpretação têm os [[adventistas]], que crêm que se pode identificar o sinal da besta identificando qual o sinal contrário, isto é, o "sinal de Deus", que eles crêm ser a observância do [[sábado]]. Porém correntes atuais, ponderam que o sinal da Besta nada mais é que algo compreensivel, que quem recebê-lo saberá exatamente o que está fazendo, pois a expressão "é numero de homem", remete a algo comum, notório a todos, pois até mesmo pessoas iletradas reconhecem numeros com facilidade, ao contrario da corrente que há alguns anos acusava o [[código de barras]] e agora o Verichip. Existe tambem a possibilidade de ser um numero bem no centro da testa escrito 666 (seissentos e sessenta e seis).
   
 
== Excerto ==
 
== Excerto ==
Observe que todas as contribuições para o Cristianismo Wiki são consideradas como lançadas sob CC-BY-SA
Cancelar Ajuda de edição (abre numa nova janela)
Abaixo estão alguns dos códigos Wiki comumente usados. Basta clicar no que você quer usar e ela vai aparecer na caixa de edição acima.

Veja esta predefinição.