Calvinismo
John Calvin.jpg
João Calvino
Bases históricas:

Cristianismo
Agostinho de Hipona
Reforma

Marcos:

A Institutio Christianæ Religionis de Calvino
Os Cinco Solas
Cinco Pontos (TULIP)
Princípio regulador
Confissões de fé

Influências:

Theodore Beza
Sínodo de Dort
Teologia puritana
Karl Barth

Igrejas:

Reformadas
Presbiterianas
Congregacionais


O regime de administração eclesiástica Congregacionalista é um sistema onde cada congregação local é independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. É a forma de governo mais comum em denominações como Anabaptistas, Igreja Batista, Igreja de Cristo no Brasil e obviamente a própria denominação que deu nome ao termo: a Igreja Congregacional

Congregacionalismo na Inglaterra[editar | editar código-fonte]

As primeiras manifestações históricas de comunidades congregacionais,se verificaram em Londres,em 1567 e 1568, com Richard Fytz. Em 1580 Robert Browne, um clérigo anglicano, junto com o leigo Robert Harrison organizaram em Norwich uma congregação cujo sistema era congregacionalista.

Isso acontecia pela insatisfação com a Reforma da Igreja Anglicana que gerou um grande número de dissidentes, esses dissidentes com o tempo foram agrupados em congregações autônomas e mais tarde em Convenções. Hoje fazem parte da Igreja Reformada Unida da Inglaterra.

Congregacionalismo nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Os Congregacionalistas foram os pioneiros da colonização inglesa na América do Norte, onde fundaram as colônias Plymouth, Massachusetts e Connecticut, onde a estrutura da igreja congregacional era intimamente interligada com o governo civil colonial.

As primeiras universidades dos Estados Unidos, como Harvard, Yale, e Dartmouth foram fundadas pelos congregacionais.

Devido ao próprio regime congregacionalista permitir a diversidade, a Igreja Congregacional Americana ficou sob influência de pensamentos humanistas, que gerou cismas como aquele que fez nascer a Igreja Unitária.

No século XX as igrejas congregacionais passaram por várias fusões e hoje a maioria são constituíntes da Igreja Unida de Cristo.


Congregacionalismo no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Congregacionalismo chegou ao Brasil em 1855,com a vinda do médico escocês Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P.Kalley. Eles começaram um trabalho de evangelização e mais tarde fundaram, no Rio de Janeiro, a Igreja Evangélica Fluminense (11/07/1858), que mais tarde seria agrupada na União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, que junto com a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, constituem as duas principais e maiores fraternidades do congregacionalismo brasileiro, Possui doutrina calvinista e liturgia Reformada conservadora. Batizam adultos por aspersão.

Outros grupos congregacionalista brasileiros são:

Relações com outras denominações[editar | editar código-fonte]

Histórica e teologicamente as Igrejas Congregacionais fazem parte da família Calvinista e muitas das denominações são afiliadas com a Aliança Reformada Mundial, entidade que mantém a comunhão das denominações Reformadas, Congregacionais e Presbiterianas.

A diferença entre o Congregacionalismo e o Presbiterianismo está que o primeiro adota a crença da autonomia total das igrejas locais; não aceitam credos e confissões como regras de fé, mas como sínteses do pensamento comum de uma igreja; celebram o culto com espontaneidade em uma ordem estabelecida, mas sem fixar liturgias.

Congregacionalistas Famosos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Congregacionalismo. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.