Cristianismo Wiki
Advertisement

Em exegese, Crítica Textual (também chamada de Baixa crítica ou Crítica Documental) é o nome dado ao estudo dos textos antigos e da sua presevação (ou corrupção) ao longo do tempo. Isto se dá, especialmente, no tocante aos manuscritos bíblicos antigos. A sua tarefa é, portanto, a de reconstituir o texto de forma que seja o mais fiel possível ao original com base nos documentos textuais disponíveis.

Contrasta com a alta crítica por ter o foco na recuperação do texto em si, sem atentar para questões como autoria e contexto.

Necessidade da Crítica Textual[]

Pelo fato de não existirem mais os autógrafos (do grego autógrafa) dos escritos bíblicos, é preciso lançar mão de manuscritos, lecionários, citações nos antigos autores cristãos, óstracos e traduções posteriores. A partir de todas estas fontes, o crítico textual estabelece um "texto original", reconstruído, apoiado nas probabilidades e suposições estabelecidas a partir das testemunhas utilizadas.


História da Crítica Textual do Novo Testamento:[]

A primeira edição grega do Novo Testamento foi publicada por incumbência do cardeal Ximenez em Alcala (em latim, Complutum). Ela foi preparada em 1502 por eruditos espanhóis. Esta edição era trilíngüe no texto hebraico (hebraico, a Vulgata e a Septuaginta) e bilíngüe no texto grego (o texto grego e o texto latino). Por esta razão, a edição se chama Poliglota Complutense, sua edição é de 1514 - porém não foi entregue ao público, pois aguardava a aprovação eclesiástica.

A primeira edição entregue ao público foi realizada por Erasmo de Rotterdam (1469-1536). Um editor da Basiléia, sabendo da edição espanhola, encomendou junto a Erasmo uma edição grega. Erasmo a preparou às pressas em 1515, publicando-a em 1516. Para a edição, Erasmo utilizou apenas os manuscritos minúsculos do século XII e traduziu do latim para o grego o texto do Apocalipse, ausente em seus manuscritos disponíveis. O texto de Erasmo foi base para Lutero elaborar a edição alemã da Bíblia, particularmente a segunda edição de 1519.

Andrej Rublëv 001   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Crítica textual. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement