Cristianismo Wiki
Registre-se
Advertisement

Demétrio de Alexandria foi o patriarca de Alexandria, entre os anos de 189 e 232. Dentre os bispos daquela , é o primeiro de quem se tem um volume maior de informações (depois de Marcos, o Evangelista). Isto se dá em razão do seu envolvimento com Orígenes.

Em cerca de 203, com a saída de Clemente, Demétrio confiou o ensino da catequese ao jovem Orígenes. Como sinal de sua dedicação extrema, e numa interpretação radical das Escrituras, Orígenes chegou a se castrar. Num primeiro momento, Demétrio aprovou a mutilação do jovem teólogo "mas depois a censurará"[1]. Quando Alexandre de Jerusalém e Teoctisto de Cesaréia, percebendo a aptidão de Orígenes, o obrigaram a pregar, Demétrio determinou que ele voltasse para Alexandria.

O conflito entre os dois torna-se explícito quando Orígenes, numa segunda viagem à Palestina, foi ordenado sacerdote sem a autorização de Demétrio. Em 232, "ofendido por esta ordenação realizada por bispos estrangeiros, [Demétrio] torna pública a mutilação de Orígenes e reúne um sínodo de bispos e sacerdotes que obriga o teólogo a abandonar o Egito"[2]. Além disso, segundo Fócio, Demétrio, junto de outros bispos egípcios, anula a ordenação de Orígenes, declarando-o caído do sacerdócio[3]. Apesar da decisão ter sido aceita por Roma, outras sedes episcopais, como Palestina, Síria, Arábia e Acaia, não a reconheceram.

Por fim, Demétrio colocou a escola catequética sob responsabilidade de Héraclas, o primeiro discípulo de Orígenes, o que talvez tenha sido seu último ato como bispo.

Demétrio morreu pouco tempo depois deste episódio. É venerado como santo pelas Igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Copta.


Precedido por:
Juliano
Patriarca de Alexandria
189232
Sucedido por:
Héraclas

Notas[]

  1. Crouzel, "Demétrio de Alexandria", p. 388.
  2. Crouzel, Op cit, p. 388.
  3. Fócio, Bibliotheca, cód. 118.


Referências[]

  • CROUZEL, H. "Demétrio de Alexandria". Dicionário Patrístico e de Antigüidades Cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • FÓCIO. Bibliotheca or Myriobiblon. Em Tertullian.org. Acesso em 17 de outubro de 2007.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Demétrio de Alexandria. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement