Excomunhão é o acto ou efeito de excomungar. O termo empregue dentro do cristianismo significa Sair da Comunhão.

Igreja Católica Apostólica Romana[editar | editar código-fonte]

É uma das maiores penas que um fiel pode receber da Igreja. Cujo fiel fica proibido de receber os Sacramentos e de fazer alguns atos Eclesiáticos. A excomunhão faz parte das censuras no Código de Direito Canônico, sendo uma das três mais duras.

Casos para a Excomunhão da Igreja Católica[editar | editar código-fonte]

O último código foi refeito em 1983 e preve nove casos:

Na religião católica, consiste em excluir ou expulsar oficialmente um membro religioso. Sanção religiosa máxima que separa um membro transgressor da comunhão da comunidade religiosa. O mesmo que desassociação em outras religiões. Pode ser aplicada a uma pessoa individual ou aplicada colectivamente.

Tipos de excomunhão religiosa[editar | editar código-fonte]

  • Excomunhão ferendae sententiae - A que é decretada pela autoridade eclesiástica, aplicando a pessoa ou pessoas determinadas as sanções que a religião tem estabelecidas como condenação da falta cometida.
  • Excomunhão latae sententiae - Aquela em que o fiel incorre no momento que comete a falta previamente condenada pela religião.
  • Excomunhão de participantes - Aquela em que incorrem os que se associam com o excomungado declarado ou público.
  • Excomunhão menor - É limitada apenas à privação dos sacramentos.
  • Excomunhão maior - É aplicada contra os cristãos que têm incorrido em heresia ou em determinados pecados de escândalo, privando o excomungado de receber e administrar os sacramentos, de assistir aos ofícios religiosos, da sepultura eclesiástica, dos sufrágios da religião, de toda dignidade eclesiástica, do relacionamento com os demais fiéis, etc. Quando a Excomunhão Maior se pronuncia solenemente ou num concílio e vai contra a heresia, chama-se também anátema, ou seja, os excomungados são considerados amaldiçoados.

Judaísmo[editar | editar código-fonte]

A máxima punição que um devoto leva. Essa punição é julgada por um tribunal de Rabinos (rabinico (bet din)) para os os devotos que violam gravemente os mandamentos ou alguma norma do rabinato.

Tipos de Excomunhão:


Andrej Rublëv 001.jpg   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Excomunhão. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.