Cristianismo Wiki
(Nova página: :'''Nota:''' ''Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores.'' {{Islã}} A Fiqh (em Árabe: فقه) é a jurisprudência isl...)
 
 
Linha 1: Linha 1:
 
:'''Nota:''' ''Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores.''
 
:'''Nota:''' ''Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores.''
 
{{Islã}}
 
{{Islã}}
A Fiqh (em Árabe: فقه) é a [[jurisprudência]] islâmica e é constituida pelas decisões dos académicos islâmicos que dirigem as vidas dos muçulmanos. Há quatro escolas [[sunitas]] ou [[maddhab]] da fiqh.
+
A Fiqh (em Árabe: فقه) é a {{Wpt|jurisprudência}} islâmica e é constituida pelas decisões dos académicos islâmicos que dirigem as vidas dos muçulmanos. Há quatro escolas [[sunitas]] ou [[maddhab]] da fiqh.
   
 
As quatros escolas do [[Islão Sunita]] são nomeadas a partir de um jurista clássico (que não sabia que as suas decisões iriam ser imitadas - o conceito de taqlid, "imitação cega", surgiu mais tarde).
 
As quatros escolas do [[Islão Sunita]] são nomeadas a partir de um jurista clássico (que não sabia que as suas decisões iriam ser imitadas - o conceito de taqlid, "imitação cega", surgiu mais tarde).

Edição atual tal como às 15h07min de 10 de janeiro de 2008

Nota: Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores.
Série

Islã
Mosque02 svg.png
História do Islão

Cinco pilares

Profissão de fé
Oração · Tributo · Jejum
Peregrinação

Figuras centrais

Muhammad
Companheiros de Muhammad
Casa de Muhammad
Profetas do Islã

Textos e lei

Alcorão · Suna · Hadith
Biografias de Muhammad
Charia · Fatwa Jurisprudência

Ramos do Islão

Islão Sunita · Islão Xiita
Kharijitas

Cidades sagradas
Meca · Medina · Jerusalém

Najaf · Karbala · Qom Mashhad

Aspectos sócio-culturais

Arte · Arquitectura
Calendário · Ciência · Filosofia
Fundamentalismo Islâmico Jihad ·Sufismo

Ver também

Vocabulário do Islão
Cronologia do Islão
Índice de artigos sobre Islã


A Fiqh (em Árabe: فقه) é a jurisprudência islâmica e é constituida pelas decisões dos académicos islâmicos que dirigem as vidas dos muçulmanos. Há quatro escolas sunitas ou maddhab da fiqh.

As quatros escolas do Islão Sunita são nomeadas a partir de um jurista clássico (que não sabia que as suas decisões iriam ser imitadas - o conceito de taqlid, "imitação cega", surgiu mais tarde).

As escolas Sunitas são a Shafi'i (Malásia), Hanafi (subcontinente indiano, África ocidental, Egipto), Maliki (África ocidental e do norte), e Hanbali (Arábia).

Estas quatro escolas partilham a maioria das suas decisões, mas diferem nas hadiths particulares que aceitam como autêntica de Maomé e o peso que dão à analogia ou razão (qiyas) em decidir perante dificuldades.

As quatro escolas Sunitas guardam sua raiz e origem na única escola Xiita Jaferi estabelecida pelo Imam Jaafar Ibn Mohammad em meados do século VI.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Fiqh. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.