Cristianismo Wiki
Advertisement

A expressão Grande Tribulação refere-se a um período de tempo descrito na Bíblia como sendo de grande aflição mundial.

Seu nome se origina do livro bíblico de Mateus, capítulo 24, versículo 21: "porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá"

Há entendimentos diferentes a respeito da grande tribulação. Alguns acreditam que ela começará somente após o Arrebatamento onde os fiéis serão salvos, sendo que neste caso apenas os impenitentes teriam que suportar a grande tribulação. Já outros acreditam que os fiéis e todo o resto da humanidade terão que suportar a grande tribulação, sendo que neste caso os fiéis terão que perseverar até o fim.

Atualmente tem havido um interesse muito grande de todas as igrejas pelo tema Grande Tribulação.

Este período de tempo, que se convencionou chamar de a grande tribulação, é todo baseado na Bíblia, tanto nos evangelhos quanto no livro de Apocalipse, além de outros textos da Bíblia.

Principais textos bíblicos referentes a esse evento[]

"porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá" Mateus 24:21

"pois estes dias serão dias de tribulação tal como nunca ocorreu desde o princípio da criação, que Deus criou, até esse tempo, nem ocorrerá de novo" Marcos 13:19

"De fato, se não se abreviassem aqueles dias, nenhuma carne seria salva; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados" Mateus 24:22

"Ele me disse: 'Estes são os que saem da grande tribulação, e lavaram as suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro" Apocalipse 7:14

Observação: A descrição dada a seguir é uma das concepções de como seria a grande tribulação, sendo necessário, para maior esclarecimento do assunto, a leitura da Bíblia.

Início[]

A cronologia da grande tribulação é baseada na profecia das setenta semanas encontrada no livro de Daniel. O início desse período seria na última semana da profecia, momento no qual uma pessoa, descrita como o anticristo, assumiria uma posição de liderança a nível mundial. Há correntes cristãs que crêem que os verdadeiros cristãos seriam arrebatados (retirados da Terra e levados vivos ao paraíso) antes desse período. A tribulação duraria sete anos divididos em duas metades de três anos e seis meses.

Primeira metade[]

Todo o poder no mundo, que se encontra nas mão da besta (deus da época, personificação de Satanás) "que sobe da terra" e "que sobe do mar" é entregue ao anticristo, líder político mundial, na Nova Ordem Mundial (ocultismo). E haverá uma "falsa paz" forçada entre as nações e Israel na primeira metade da grande tribulação. O terceiro templo dos judeus será reconstruído em Jerusalém no lugar da Mesquita de Omar muçulmana conhecida como o Domo da rocha e o sacrifício de animais voltará.

Segunda metade[]

Seriam cancelados os sacrifícios de animais no templo, catástrofes naturais e sobrenaturais seriam mais freqüentes. O anticristo e seus exércitos iniciariam a terceira guerra mundial contra Israel (existem os que acreditam ser o Estado de Israel, outros interpretam como sendo a população cristã). Todos serão obrigados a colocar a marca com o Número da besta na testa ou na mão, e quem não aceitar colocar, não poderá comprar nem vender. A marca é como se fosse um cartão de crédito e de identificação, muitos acreditam que seja um microchip implantado na pele. Depois de um tempo, quem não aceitar colocar a marca será morto.

Encerramento[]

A guerra culminaria com a batalha do Armagedom. O Messias voltaria novamente com os anjos e os salvos e passaria a defender Israel, vencendo o anticristo. O anticristo, a besta e o falso profeta serão lançados para dentro do lago de fogo (local para onde irá a alma dos perdidos segundo a Bíblia). Passada a tribulação, Cristo implantará um reino nesta Terra por um período de mil anos, "Milênio". Satanás estaria preso nesses mil anos. Depois do milênio, acontecerá o Juízo final.

Controvérsias[]

O conceito da grande tribulação pode ter algumas variações, dependendo da interpretação dada ao texto bíblico. Alguns, por exemplo, acreditam que a grande tribulação do capítulo 24 de Mateus se refere à época da destruição do Segundo Templo em 70 d.C.

Os Protestantes mais radicais acreditam que o Falso Profeta será o Papa da Igreja Católica por causa da ênfase que dá ao Ecumenismo e o anticristo seja o Maitréia do Esoterismo e do budismo que representaria a síntese de todas as manifestações da Divindade na Terra.

Ver também[]

Ligações externas[]


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Grande tribulação. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement