Cristianismo Wiki
Registre-se
Advertisement
Église des Réformés

Église des Réformés, uma igreja de Marselha

Igreja (grego εκκλησια ekklesia e latim ecclesia: "Eclésia"). Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.

Definição segundo a Bíblia[]

Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica.

No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, onde é utilizada como referência a um grupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.

Em Mateus, capítulo 18, versículos 15 a 17, encontramos as seguintes palavras de Jesus: "Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.", onde Igreja se refere ao grupo de cristãos ao qual pertençam tais irmãos.

A Igreja Cristã, segundo a Bíblia, é constituída por todos aqueles que crêem que Jesus, o Cristo (Ungido) é o Filho de Deus. O termo Igreja (não biblicamente) também é usado para designar conjuntos de cristãos ou denominações específicas.

Ele designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os recantos da Terra, para constituir a assembléia dos que pela e pelo Batismo, se tornam filhos de Deus, membros de Cristo e templo do Espírito Santo.

Na Sagrada Escritura encontramos muitas imagens que mostram aspectos complementares do mistério da Igreja. O Antigo Testamento privilegia imagens ligadas ao povo de Deus; o Novo Testamento, as ligadas a Cristo como Cabeça desse povo, que é o seu Corpo, e tiradas da vida pastoral (aprisco, rebanho, ovelhas), agrícola (campo, oliveira, vinha), de moradia (morada, pedra, templo), familiar (esposa, mãe, família).

A palavra Igreja aparece na Bíblia pela 1ª vez no livro de Mateus (C.16, V.18), onde Jesus Cristo afirma que edificaria sua Igreja e que as portas do Inferno nunca prevaleceriam sobre ela: "18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

Definição de Igreja Arquitetura[]

Estilo de Igreja[]

  • Estilo arquitectónico
    • Arquitetura gótica de Igreja
    • Arquitetura medieval de Igreja

Uma Igreja românica é composta de três naves.

Definição de Igreja Católica[]

Igreja Católica Apostólica Romana
Velha Igreja Católica
Igreja Católica Liberal
Igreja Católica no Brasil
Igreja Ortodoxa

Definição de Igreja Evangélica (Protestante)[]

  • Denominações tradicionais
Igreja Luterana
Igreja Batista
Igreja Presbiteriana
Igreja Metodista
  • Denominações pentecostais
Assembléia de Deus
Igreja do Evangelho Quadrangular
Igreja Pentecostal Deus é Amor
Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo
Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus
Igreja Ministério Apostólico Filadélfia
  • Denominações neopentecostais
Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Igreja Cristã Maranata
Igreja Internacional da Graça de Deus
Igreja Universal do Reino de Deus
Igreja Maná
Igreja Mundial do Poder de Deus
Igreja Novo Destino
Igreja Bola de Neve
Igreja Casa da Benção

Ver também[]


Andrej Rublëv 001   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



Computer bible A Christianity Knowledge Base tem um artigo (em inglês) sobre o mesmo tema em Church.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Igreja. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement