Cristianismo Wiki
Advertisement

A Igreja Anglicana (também denominada Igreja da Inglaterra, em inglês Church of England) é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo.

Origem[]

Não se sabe exatamente quando o cristianismo se estabeleceu nas Ilhas Britânicas, mas é certo que já existia antes do século III, possivelmente a partir de missionários fugidos das perseguições às quais os primeiros cristãos estavam sujeitos. Os primeiros registros da presença cristã naquela região foram feitos pelo historiador e escritor Tertuliano, no ano de 208 d.C. Mais tarde, no concílio de Arles, realizado em 314 d.C. na França, compareceram três bispos de uma Igreja que existia na Inglaterra sem o conhecimento da Igreja Romana. Certamente são os primeiros Bispos Anglicanos de que se tem conhecimento.

A primeira Igreja Cristã organizada nas Ilhas Britânicas é a Igreja Celta. O povo Celta já habitava esta região antes mesmo da invasão anglo-saxã. Esta Igreja, resistindo ao paganismo destes invasores, conseguiu manter uma Igreja Cristã independente, com organização monástica e tribal, sem nenhuma relação com a Igreja de Roma ou qualquer outra, embora mostrasse alguns hábitos e costumes orientais.

No ano de 595 d.C., o Papa Gregório I, também conhecido como Gregório Magno, o Grande, mandou uma comissão de monges, chefiada pelo monge Agostinho, prior do Convento de Santo André, na Cecília, para converter a Inglaterra ao Romanismo. Agostinho foi o primeiro arcebispo de Cantuária, figura centralizadora da Comunhão Anglicana, e passou a ser conhecido como Agostinho de Cantuária. Boa parte dos costumes celtas cederam à dominante forma romana e latina do cristianismo ocidental.

Em 1534, a Igreja da Inglaterra (Anglicana) se separou em definitivo da Igreja Católica Romana, por iniciativa do rei Henrique VIII, valendo-se da questão com o Papa, relacionada com o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.

Esta separação, não obstante tenha acontecido por interesses pessoais e políticos, era um velho sonho da Igreja da Inglaterra, que nunca tinham aceito plenamente a dominação Romana. Não pode-se, portanto, atribuir a Henrique VIII o titulo de fundador da Igreja Anglicana. Este processo de separação, em meio à Reforma Protestante, não marcava o surgimento de uma nova Igreja, mas sim a alforria definitiva de uma Igreja Cristã que se desenvolvia desde o século III de nossa era.

Doutrina e Liturgia[]

A Igreja Anglicana carateriza-se por uma forma de culto litúrgica mais semelhante à da Igreja Católica Romana do que das Igrejas Protestantes. Tradicionalmente, a organização foi dividida em facções da Igreja Alta (High Church) e Igreja Baixa (Low Church), que reflectem a controvérsia histórica sobre as formas de culto e de expressão.

A fé, a ordem e as práticas Anglicanas estão expressas no Livro de Oração Comum, nos Ordinais dos séculos XVI e XVII, nos 39 Artigos de Religião da Igreja da Inglaterra, que contêm o sumário da fé anglicana e mais resumidamente no Quadrilátero de Lambeth-Chicago de 1886-1888 como sendo um documento onde se resumem os pontos de unidade fundamentais do Anglicanismo Histórico, evidenciados pela indivisível Universal da Igreja, em relação às demais denominações cristãs, com o cunho de estabelecer os princípios pelos quais o Anglicanismo busca a Unidade da Igreja Cristã.

Aceitam os dois sacramentos do Evangelho: o Santo Batismo, através do qual a pessoa é feita membro da Igreja de Cristo, sendo que tal graça é complementada na Confirmação, e na Santa Comunhão, que une o cristão ao sacrifício de Cristo Jesus que os alimenta com seu corpo e sangue. Estes dois sacramentos foram instituídos pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Os demais ritos sacramentais da Igreja também são aceitos, apesar de não terem sido instituídos por Cristo, mas são reconhecidos por serem, em parte, estados de vida aprovados nas Escrituras: a Confirmação, Penitência, Ordens, Matrimônio e a Unção dos enfermos.

Organização[]

A Igreja tem uma organização hierárquica, com bispos, daí o seu outro nome: a Igreja Episcopal.

Aceitam o Tríplice Ministério através das Sagradas Ordens de bispos, presbíteros e diáconos, de acordo com o ensino da tradição da Bíblia e da Igreja. Obedientes ao mandato de Jesus Cristo, os cristãos são chamados à missão e ao evangelismo no poder do Espírito Santo.

O actual Arcebispo de Cantuária (o líder espiritual da Comunhão Anglicana) é o Dr. Rowan Douglas Williams. Os demais ramos do Anglicanismo têm o seu líder espiritual próprio, sendo assim não tem vínculos oficiais com o Arcebispo de Cantuária, que não tem juridição sobre os anglicanos independentes, mas o consideram como um símbolo de unidade entre os cristãos anglicanos.

Anglicanismo Britânico[]

Igreja da Inglaterra[]

A Igreja da Inglaterra é a igreja oficial e estabelicida da Inglaterra. Por lei, os monarcas devem pertencer à esta denominação. Possui atualmente cerca de 30 milhões de membros na Grã-Bretanha, embora somente cerca de 2 milhões são ativos nas vidas das paróquias.

A Igreja da Inglaterra, a primeira da Comunhão Anglicana, é liderada espiritualmente pelo Arcebispo da Cantuária, que é o Primaz e Metropolita de Toda a Inglaterra. O atual arcebispo da Cantuária é o Dr. Rowan Williams desde 2002.

O monarca britânico, no presente a Rainha Elizabeth II, tem o título de "Defensor da Fé" e "Governador da Igreja da Inglaterra", tendo autoridade formal sobre a Igreja da Inglaterra, mas não sobre outras igrejas no exterior da Comunhão Anglicana.

O braço legislativo é o Sínodo Geral, cujas resoluções devem ser aprovadas pelo Parlamento, mas esse não pode fazer qualquer emenda.

Adicionalmente à Inglaterra, essa Igreja tem jurisdição na Ilha de Man, Ilhas do Canal e na Diocese na Europa, composta por Ingleses vivendo no continente.


Igreja da Irlanda[]

Predefinição:Principal A Igreja da Irlanda considera-se herdeira do cristianismo celta, iniciado pela lendária evangelização de São Patrício no século V. Durante a Reforma, a Igreja da Irlanda acompanhou a política de seus soberanos ingleses e rompeu com Roma, todavia a maior parte da população permaneceu leal ao catolicismo romano. Em 1871 a Igreja Episcopal Irlandesa foi deestabelecida, isto é, deixou de ser a religião oficial da Irlanda. Hoje 75% dos seus 500 mil membros vivem na Irlanda do Norte, existem 12 dioceses, sendo que as de Dublin e Armagh recebem os títulos de Arquidioceses e Primazes da Irlanda.

Membros Famosos

Anglicanos independentes[]

Divergências teológicas e adminstrativas fizeram surgir várias denominações anglicanas independentes, principalmente na América do Norte, Austrália, e no Terceiro Mundo. Também houve movimentos de convergências, quando outros protestantes ou católicos aproximaram do anglicanismo e buscaram estabelecer igrejas de doutrina e práticas anglicanas, embora sem ser diretamente uma dissidência da Igreja Anglicana.

Anglicanismo no Brasil[]

Igreja Redentor

Igreja Anglicana brasileira, em Pelotas

Crystal Clear app xmagVer artigo principal: Anglicanismo no Brasil

Para conhecer melhor o Anglicanismo Brasileiro, veja denominações anglicanas no Brasil

Anglicanismo em Portugal[]

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica[]

A Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica é a igreja provincial para as terras portuguesas. Originalmente fundada de um movimento religioso nacionalizante no século XIX, afiliou-se à Comunhão Anglicana Mundial, de quem recebeu apoio.

Anglicanismo na África[]

O Anglicanismo africano chegou junto ao Império Britânico, através de ações missionárias. Igrejas como a da Uganda, Nigéria, África do Sul possuem grande membresia e uma grande impacto social nesses países. A África é o continente onde o anglicanismo mais cresce atualmente.

Igreja Anglicana em Moçambique[]

A Igreja Anglicana em Moçambique faz parte da Província do Sul da África (ou Província da África Austral), uma das cerca de 40 em que se divide a Comunhão Anglicana a nível mundial (à qual também pertence a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil).

Está dividida em duas dioceses:

  • Diocese dos Libombos - cobre o sul do país, definido como todo o território a sul do rio Zambeze
  • Diocese do Niassa - cobre o norte, ou seja, todo o território a norte do rio Zambeze.

Ver também[]

  • Bandeira Cristã
  • Anglicanismo e homossexualidade

Links externos[]


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Igreja Anglicana. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement