Cristianismo Wiki
Advertisement
Echmiatsin cathedral 2

Catedral de Etchmiadzin

A Igreja Apostólica Armênia (ou Arménia), (em armênio: Հայ Առաքելական Եկեղեցի) também chamada incorretamente de Igreja Ortodoxa Armênia, é o movimento cristão nacional mais antigo do mundo. O Cristianismo foi levado pelos apóstolos São Judas Tadeu e São Bartolomeu, que lá pregaram e foram martirizados. Mas a ligação do país com a religião é bem anterior. Na Bíblia, conta que a Arca de Noé encontrou no Monte Ararat (Atual Turquia) o ponto para encalhar e lá começar um novo mundo. A religião foi incorporada por grande parte da população, mas ainda existiam focos consideráveis de paganismo e zoroastrismo. Em 301, a Armênia se tornou a primeira nação do mundo a se tornar oficialmente cristã, 12 anos antes de Constantino dar liberdade de culto aos cristãos em Roma. Essa conversão deve-se a São Gregório, o Iluminador e ao rei Trdat III. As famílias do monge e do rei eram de dinastias rivais, que há anos vinham brigando pelo poder na Armênia e na Pérsia. Quando Trdat III foi coroado, Gregório (Ou Krikor em armênio), compareceu na coroação, sendo revelado para todos quem era (adversário do rei e cristão). Trdat III mandou encarcerar Krikor num poço aos pés do Monte Ararat e lá ele ficou por 15 anos. A tradição do país conta que o Rei Trdat III ficara com acessos de licantropia, passando a agir como um javali. Nenhum dos tratamentos ministrados ou ritos pagãos fizeram efeito. Atendendo aos apelos da irmã do Rei, Krikor foi tirado do poço e colocou-se a orar pelo Rei, fazendo assim este voltar a sua consciência. Em agradecimento, o Rei proclamou Cristo como único na Armênia e Krikor como chefe da Igreja Apostólica Armênia, construindo perto de Erepuni (atual Erevan capital da Armênia) uma catedral para ser a Santa Sé Armênia. Esse templo foi chamado de Etchmiadzin e foi construido com pedras trazidas diretamente do Monte Ararat.

A Igreja Apostólica Armênia se separou das demais Igrejas do mundo após o Concílio de Calcedônia em 451, por não aceitar as determinações consideradas pró-nestorianistas. Esse cisma a separa tanto das suas irmãs Católicas quanto das suas irmãs Ortodoxas, pois a Igreja Armênia aceita apenas a autoridade dos três primeiros Concílios Ecumênicos, enquanto a Igreja Ortodoxa aceita sete e a Romana aceita vinte. A Igreja Armênia é chamada de monofisista por alguns mas vale lembrar que ela também considerou herética a existência apenas da natureza divina de Cristo, defendida por Eutiques, mas também refutou a existência bem delimitada e inconfusa de Humanidade e Divindade na pessoa de Jesus, defendida por Nestório. A Igreja Armênia achou um ponto de equilíbrio entre as duas doutrinas, aceitando que em Jesus há a parte humana e a parte divina, havendo apenas uma natureza do verbo encantado.

A Igreja Apostólica Armênia desde então mantem-se independente e autônoma de todas as outras Igrejas do mundo, tendo sua sede patriarcal em Etchmiadzin. Ela foi importante instituição para manter a armenidade na diáspora armênia, decorrente do genocídio armênio em 1915.


Ver também[]

  • Armênia


Ligações externas[]


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Igreja Apostólica Armênia. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement