Cristianismo Wiki
Advertisement

O nome Igreja Católica (traduzido literalmente como "Igreja Universal") é usado por uma variedade de entidades e conceitos. Muitas denominações cristãs se identificam explicitamente como Católicas, muitas vezes fundamentada em sua afirmação do Credo Niceno-Constantinopolitano, ainda que não usem essa palavra em sua denominação mais casual. É o caso entre outras da Igreja Anglicana e da Igreja Luterana.

No Cristianismo, as principais Igrejas e grupos conhecidos pelo adjectivo "Católica" são as seguintes:

  • A Igreja Católica Apostólica Romana, considerada pelos católicos como a única Igreja Católica e a única Igreja fundada e encabeçada por Jesus Cristo, é a Igreja mais conhecida nos países de língua portuguesa, dirigida por Bento XVI. No uso casual geralmente é a esta que se faz referência quando se fala em "Igreja Católica". A Igreja Católica Apostólica Romana é o conjunto de todas as Igrejas que estão em comunhão completa com o Papa, como por exemplo a Igreja Católica Latina, a Igreja Católica Melquita, a Igreja Católica Maronita, a Igreja Greco-Católica Ucraniana, etc.
  • A Igreja Ortodoxa, que se intitula oficialmente "Igreja Católica Apostólica Ortodoxa". A Igreja Ortodoxa é o conjunto de todas as Igrejas que estão em comunhão completa com o Patriarca de Constantinopla, como por exemplo a Igreja Ortodoxa Copta, Igreja Ortodoxa Grega, Igreja Ortodoxa Russa, etc. Note-se que o uso do termo "Católica" não significa necessariamente que haja qualquer alinhamento com a Igreja Católica Apostólica Romana.
  • A Igreja Católica Apostólica Brasileira
  • A Velha Igreja Católica
  • A Igreja Católica Liberal
  • A Associação Patriótica Católica Chinesa
  • A Igreja Católica Carismática
  • A Igreja Católica Conservadora do Brasil
  • A Igreja Católica Primitiva

Alguns grupos chamam a si próprios católicos, mas esse qualificativo é questionável: por exemplo, a Igreja Católica Liberal, que se originou como uma dissensão da Velha Igreja Católica mas que incorporou tanta teosofia na sua doutrina que já pouco tem em comum com o Catolicismo.

Advertisement