Cristianismo Wiki
Advertisement

O Jesus Seminar (Seminário sobre Jesus) é um projeto de reflexões cristológicas fundado em 1985 pelo falecido Robert Funk e John Dominic Crossan, Sob os auspícios da Westar Institute. [1] Um dos Mais ativos grupos de Crítica bíblica, [2] o seminário utiliza métodos histórico para determinar aquilo que Jesus, como uma figura histórica, pode ou não ter dito ou feito. Além disso, o seminário popularizou as investigações sobre o Jesus histórico. O público é convidado a assistir às reuniões duas vezes por ano.

Eles produziram novas traduções de textos do Novo Testamento, além do Evangelho de Tomé para usar como fontes textuais. Publicaram seus resultados em três textos: The Five Gospels (1993), [3] The Acts of Jesus (1998), [4] e The Gospel of Jesus (1999). [5]

O seminário trata os evangelhos como artefatos históricos, que representariam não só as reais palavras e atos de Jesus, mas também as invenções e elaborações dos primeiros cristãos, da comunidade e dos autores dos evangelhos. E, sem se preocupar com as questões canônicas, afirmaram que o Evangelho de Tomé tem mais fontes materias de historicidade do que os materiais do Evangelho de João.

Notas[]

  1. Westar Institute
  2. Biblical Criticism
  3. The Five Gospels: The Search for the Authentic Words of Jesus
  4. The Actos de Jesus: The Search for the Authentic Deeds de Jesus
  5. The Gospel of Jesus: According to the Jesus Seminar (1999)


Andrej Rublëv 001   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Jesus Seminar‎. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement