Cristianismo Wiki
Advertisement
Antigo Testamento
Genesis in a Tamil bible from 1723.jpg
Pentateuco
Gênesis (Gen, Gn)
Êxodo (Ex)
Levítico (Lev, Lv)
Números (Num, Nm)
Deuteronômio (Deut, Dt)
Livros históricos
Josué (Jos)
Juízes (Juí, Jz)
Rute (Rut)
I Samuel (I Sam)
II Samuel (II Sam)
I Reis (I Re)
II Reis (II Re)
I Crônicas (I Cron)
II Crônicas (II Cron)
Esdras (Esd)
Neemias (Ne)
Tobias (Tob, Tb) *
Judite (Jdt) *
Ester (Est)
I Macabeus (I Mac, I M) *
II Macabeus (II Mac, II M) *
Livros Sapienciais
(Jó)
Salmos (Sal, Sl)
Provérbios (Prov, Pr)
Eclesiastes (Ecl, Ecle)
Cântico dos Cânticos (Cant, Ct)
Sabedoria (Sab) *
Eclesiástico (Ecli, Eclo) *
Livros Proféticos
Isaías (Is)
Jeremias (Jer, Jr)
Lamentações (Lam)
Baruc (Bar, Ba) *
Ezequiel (Ez)
Daniel (Dan, Dn)
Oséias (Os)
Joel (Joel, Jl)
Amós (Am)
Obadias (Abd, Ab)
Jonas (Jon, Jn)
Miquéias (Miq, Mi)
Naum (Na)
Habacuque (Hab, Ha)
Sofonias (Sof, So)
Ageu (Ag)
Zacarias (Zac, Za)
Malaquias (Mal, Ml)
* são deuterocanônicos
Torá | Neviim | Ketuvim
Livros de Neviim
Nevi'im Rishonim [נביאים ראשונים]:
Yehoshua [יהושע]
Shoftim [שופטים]
Shmu'el [שמואל]
Melakhim [מלכים]
Nevi'im Aharonim [נביאים אחרונים]:
Yeshayahu [ישעיהו]
Yirmiyahu [ירמיהו]
Yehezq'el [יחזקאל]
Trei Asar [תרי עשר]
  1. Hoshea [הושע]
  2. Yo'el [יואל]
  3. Amos [עמוס]
  4. Ovadyah [עבדיה]
  5. Yonah [יונה]
  6. Mikhah [מיכה]
  7. Nakhum [נחום]
  8. Habaquq [חבקוק]
  9. Tsefania [צפניה]
  10. Haggai [חגי]
  11. Zekharia [זכריה]
  12. Malakhi [מלאכי]


O Livro de Josué ou Livro de Yehoshua (do hebraico Sefer Y'hoshua ספר יהושע) é o sexto livro do Tanakh e do Velho Testamento. Narra os acontecimentos posteriores a morte de Moshê (Moisés) e a subsequente invasão da terra de Kanaam (Canaã), sob a liderança de Yehoshua (Josué).


Autoria[]

A tradição judaica atribui a autoria do texto a Yehoshua (às vezes vertido como Josué) que teria sido o sucessor de Moshê (Moisés) como dirigente do povo de Yisrael. Algumas opiniões apresentadas no Talmud apontam que o livro teria sido escrito por Yehoshua, exceto os últimos versos (24:29-33) que teriam sido adicionados pelo sacerdote Pinkhas (Finéias).

O texto apresenta algumas vezes o autor falando na primeira pessoa (o que confirmaria a autoria de Yehoshua), mas por outras vezes apresenta Yehoshua na terceira pessoa. Há também diversos eventos que ocorreram após a morte de Yehoshua, e que a tradição judaica atribui sua escrita a Eleazar ou Pinkhas, seu filho. Outros autores têm opiniões diferentes sobre o assunto.

Na tradição cristã, principalmente católica e protestante, esta autoria tem sido considerada duvidosa desde os tempos antigos.

Os estudiosos crêem que a versão que temos atualmente é obra da escola deuteronomista, que teria agregado diversos tradições religiosas, buscando sistematizar a história da conquista de Canaã (ver As origens históricas do antigo povo de Israel).

Josué e os israelitas cruzando o Rio Jordão


Argumento do livro[]

Yehoshua ou Josué é designado por Moshê (Moisés) com a missão de introduzir o povo de Israel na terra prometida. O livro narra como a terra de Kanaam (Canaã) foi conquistada (Jos. 1-12) e a posterior repartição da terra entre as tribos (13-21). Seguem alguns apêndices (22-24) que dão conta da Assembléia de Sikhem e das disposições finais de Yehoshua ao povo.

A conquista de Canaã[]

Conforme o relato do livro, após a morte de Moisés, Josué entra na terra de Canaã, atravessando milagrosamente o rio Jordão. Sob a orientação divina, os israelitas conquistam a fortificada e temida cidade de Jericó, cujas muralhas vieram a ser derrubadas enquanto o povo tocava as trombetas. A partir dessa vitória estratégica, ocorrem várias batalhas nas quais, quase sempre, os israelitas saíam vencedores. Outras cidades importantes como Ai também são tomadas e Josué vence a vários reis, demorando em torno de sete anos para ocupar parcialmente a terra prometida.

Ligações externas[]

Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Livro de Josué. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement