Cristianismo Wiki
Editar página
Login.png Você se esqueceu de fazer o login? Um nome de usuário o ajudará a vigiar suas contribuições e a comunicar-se com outros usuários. Se você não fizer o login, o seu endereço IP irá aparecer no histórico do artigo.


A edição pôde ser desfeita. Por gentileza, verifique o comparativo a seguir para se certificar de que é isto que deseja fazer, salvando as alterações após ter terminado de revisá-las.

Revisão atual Seu texto
Linha 1: Linha 1:
 
[[Image:Rembrandt Harmensz. van Rijn 079.jpg|thumb|200px|Moisés com as Tábuas da Lei, por [[Rembrandt]]]]
 
[[Image:Rembrandt Harmensz. van Rijn 079.jpg|thumb|200px|Moisés com as Tábuas da Lei, por [[Rembrandt]]]]
 
'''Moisés''' (em [[hebraico]], ''Moshe'', משה), profeta israelita da [[Bíblia Hebraica]] (conhecida entre os cristãos como [[Antigo Testamento]]), da Tribo de Levi. Segundo a tradição judaica e cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento (veja também [[Pentateuco]]). É encarado pelos [[judeu]]s como o seu principal legislador e um de seus principais líderes religiosos. Para os muçulmanos, Moisés (em ár. ''Musa'', موسى) foi um grande profeta.
 
 
Moisés foi adotado pela filha do Faraó (não identificado) e educado na corte como um princípe do [[Egipto]]. Aos 40 anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela sua "justa" cólera, é obrigado a partir para exílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se na região montanhosa de [[Midiã]], situada a leste do [[Golfo de Acaba]]. Quarenta anos depois, no [[Monte de Horebe]], é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" como o "Libertador de Israel".
 
 
Ele "conduziu o povo de Israel até ao limiar de [[Canaã]], a [[Terra Prometida]] a Abraão". Foi no Monte de Horebe, na Península do Sinai, que recebeu os [[Dez Mandamentos]] do Deus de [[Abraão]], escritos "pelo dedo de Deus". Depois, o seu código de leis é ampliado para cerca de 600 leis. É comumente chamado de [[Lei Mosaica]]. Os judeus, porém, a consideram como a Lei (em hebr. ''[[Torá]]h'') de Deus dada a Israel por intermédio de Moisés.
 
 
[[Imagem:MichaelangeloMoses20020315.jpg|thumb|left|250px|Escultura de Moisés por [[Michelangelo]]]]
 
Durante 40 anos (segundo a maioria dos historiadores, no período entre [[século XIII a.C.|1250 a.C.]] e [[século XIII a.C.|1210 a.C.]]), conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após de contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de [[Moabe]]. [[Josué]], seu ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na [[Transjordânia]] e de [[Canaã]].
 
 
No [[Cristianismo]], Moisés prefigura o "Moisés Maior", o prometido [[Messias]] (em grego, o [[Cristo]]). O relato do Êxodo de Israel, sob a liderança por Moisés, prefigura a libertação da escravidão do pecado, passando os cristãos a usufruir a liberdade gloriosa pertencente aos filhos de Deus.
 
 
Na [[Igreja Católica]] e [[Igreja Ortodoxa]], é venerado como santo, sendo sua festa celebrada em [[4 de setembro]].
 
 
== Nome de Moisés ==
 
A origem do nome '''Moisés''' é controversa. As evidências apontam para a origem egípcia do nome sem o elemento teofórico. '''''Més''''' (ou na sua forma grega, mais divulgada, ''Mósis''), deriva da raiz substantiva ''ms'' (criança ou filho), correlata da forma verbal ''msy'', que significa "gerar" (note-se que na língua egípcia, à semelhança de outras do [[Próximo Oriente]], a escrita renunciava ao uso das vogais). Més significa assim "gerado", "nascido" ou "filho". Tome-se como exemplo os nomes dos faraós [[Ahmés]] ([[Amósis]]), que significa "filho de [deus] [[Amon-Rá]]", [[Tutmés]] ([[Tutmósis]]), significando ("filho de [deus] [[Tut]]), ou ainda [[Ramsés]], com o significado de "filho de [deus] [[Rá]]".
 
 
De acordo com Êxodo 2:10 (ALA), é explicado que "quando o menino era já grande, ela [a mãe natural] o trouxe à filha de Faraó, a qual o adoptou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei." Para os judeus, o nome Moisés, em hebr. ''Móshe'' (מֹשֶׁה), é associado homofonicamente ao verbo hebr. ''mashah'', que têm o significado de "tirar". Na etimologia judaica popular, têm o significado de "retirado [isto é, salvo]" da água. Veja também ''Antiguidades Judaicas'', [[Flávio Josefo]], Livro II, Cap. 9 § 6.
 
 
Estudiosos da História acreditam que o período que Moisés passou entre os egípcios serviu para que ele aprendesse o conceito do "Monoteísmo", criado pelo faraó [[Akhenaton]], o faraó revolucionário, levando tal conceito ao povo judeu.
 
   
 
{| border="1" cellspacing="0" align="center" cellpading="2"
 
{| border="1" cellspacing="0" align="center" cellpading="2"

Observe que todas as contribuições para o Cristianismo Wiki são consideradas como lançadas sob CC-BY-SA

Cancelar Ajuda de edição (abre numa nova janela)
Abaixo estão alguns dos códigos Wiki comumente usados. Basta clicar no que você quer usar e ela vai aparecer na caixa de edição acima.

Veja esta predefinição.