Cristianismo Wiki
Advertisement

Onipresença (<latim omnis, e = "todo, tudo" + praesentia = "estar no lugar") é o ato, o efeito ou a realização, pois, o atributo ou qualidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Em teologia, a onipresença é um atributo divino segundo o qual Deus está presente em todos os pontos da criação. Em conjunto com a simplicidade divina, pode-se dizer que Deus está totalmente presente em cada ponto do universo.

Conquanto usualmente se refira onipresença apenas ao conceito/idéia de espaço-lugar, subsiste igualmente verdadeiro que onipresença imperativamente abranja também o conceito/ideía de tempo. Assim, pois, onipresença, em seu sentido pleno, compreende simultaneamente ambas as idéias, a de espaço e a de tempo (ou, se se preferir, espaço-tempo). Longe de puro preciosismo metafísico, essa consideração é importante na exata medida em que não imputa qualquer restrição à completude ou plenitude divinas. Como está escrito: "(...) mas [Cristo — e, por falar, nisso, Deus —] é tudo em todos." (Colossensses 3: 11b).

Referências[]

Andrej Rublëv 001.jpg   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Onipresença. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement