O Papa Formoso foi eleito em 6 de outubro de 891. Morreu em 4 de abril de 896.

Nasceu em Óstia, Itália. Enquanto era Cardeal, foi excomungado por João VIII por ter coroado Arnolfo como rei da Itália - mais tarde foi imperador da Alemanha.

Cronistas franceses atribuem a este papa o parentesco com o futuro papa Romano, dizendo tratarem-se de primos irmãos. A ele se deve a conversão dos búlgaros. Desordens políticas na França, Alemanha e Itália prejudicaram a Igreja, durante o seu pontificado.

Nove meses após a sua morte, o cadáver de Formoso foi exumado da cripta papal para ser julgado perante um concílio "cadavérico", presidido por Estêvão (o novo papa). O papa falecido foi acusado de excessiva ambição pelo cargo papal, e todos os seus atos foram declarados nulos. O cadáver foi despido das vestes pontifícias, e os dedos da mão direita foram amputados.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



Precedido por
Estêvão VI
Znak vatikan.png
Papa

112.º
Sucedido por
Bonifácio VI
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Papa Formoso. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.