
Afresco do século XIII representando Inocêncio III
Papa Inocêncio III, nascido Lottario d'Conti (nascido em Anagni, Itália, Sumo Pontífice entre 1198 e 1216) foi um homem culto, sagaz, hábil administrador, sustentando lutas contra monarcas europeus para submetê-los à Igreja Católica. Em 1204, organizou a Quarta Cruzada contra a Terra Santa – mas a expedição transformou-se num saque a Constantinopla, capital do Império Bizantino. Na Inglaterra bateu-se com o rei João, o Sem-terra, e na França com Felipe II, obrigando-os a reconhecer a autoridade papal. Interferiu ainda nos reinos da Suécia e Polônia.
Foi nessa época a qual a Igreja Católica fez a Cruzada albigense patrocinada por Inocêncio III. Nela, um exército de mais de 30 mil homens leais ao Papa marchou contra o sul da França, contra os cátaros.
O Papa Inocêncio III admitiu em seu exército mercenários, livrar o mundo do perigo cátaro.
Na Espanha impediu a dissolução do casamento dos reis Pedro II, de Aragão, e Afonso IX, de Leão. A todos os soberanos citados, Inocêncio III sempre procurou demonstrar que, sendo ele papa, estaria num plano superior ao terrenal – e mais próximo dos céus. Com isso, considerava-se apto a transformar o papado na instituição mais poderosa da Europa medieval, do ponto de vista político.
Precedido por Celestino III |
![]() Papa 177.º |
Sucedido por Honório III |
![]() |
Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Papa Inocêncio III. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU. |