Cristianismo Wiki
Advertisement

O Papa João VIII foi o 108º papa. Foi eleito em 13 de Dezembro de 872 e morreu em 16 de Dezembro de 882. Sucedeu ao Papa Adriano II.

Era Romano e filho de Gundus. Nascido no primeiro quarto do século IX, morreu envenenado. Defendeu a Itália contra os sarracenos, derrotando-os em Terracina. Em 875 coroou imperador o rei dos francos ocidentais, Carlos o Calvo, mas à morte deste, coroou imperador, o rei dos francos orientais, Carlos III o Gordo. Depois da coroação, o Imperador não manteve a ajuda prometida e o Papa foi derrotado pelos árabes. Pagou um grande tributo. Embora sempre preocupado com a guerra, João não descuidou os assuntos espirituais. Insistiu na disciplina e na piedade. Tentou reintegrar Focio, patriarca de Constantinopla, à obediencia de Roma, sem resultado mas com muito esforço.


Nuvola apps ksig Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



Precedido por
Adriano II
Znak vatikan
Papa

108.º
Sucedido por
Marinho I
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Papa João VIII. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement