Cristianismo Wiki
Advertisement

O Papa João X foi eleito em Março de 914 e morreu em Maio de 928. Seu nome de batismo era Giovanni Cenci. João X, nascido em Ímola, era bispo de Bologna e arcebispo de Ravena. Sua eleição foi marcadamente influenciada por Alberico I, conde de Túsculo e esposo de Marózia, genro, portanto, de Teofilato e Teodora, que dominavam Roma. Dessa circunstância aproveitaram-se os inimigos(que eram vários), notadamente o cronista Liutprando, e muitos outros, para infamarem a amizade existente entre João X e várias senhoras de famílias influentes da cidade eterna(o que convenhamos, não eram nem um pouco virtuosas).

João X foi um papa enérgico e independente. Havia já 30 anos que os Sarracenos desolavam o sul da Itália. Destruíram os grandes mosteiros de Subiaco e de Farfa, este defendido heróicamente sete anos pelo abade Pedro. Assaltavam os peregrinos, que iam a Roma, vendendo-os como escravos. Nem o rei Berengário, nem os duques conseguiam expulsar os infiéis.

João X coroou Berengário imperador, em Roma (915), armou uma poderosa liga entre os duques e, auxiliado pela esquadra bizantina, expulsou os Sarracenos para sempre. O ambicioso Alberico I, que comandara as tropas, excitou uma revolução, na qual morreu combatendo. O rei de Borgonha atacou Berengário e os Húngaros invadiram de novo a Itália. Marózia casou com Guido de Túscia, com cujas tropas atacou Roma, fez trucidar o comandante pontifício, Pedro, o irmão do Papa, ante os olhos deste!

O enérgico pontífice foi atirado a uma prisão, onde um ano depois morreu de fome ou de ansiedade pelos partidários de Marózia, a cujos planos ambiciosos contrastara. Sua morte, embora mísera, é um desmentido ás calúnias de Liutprando. A versão da morte por asfixia é muitíssimo pouco confiável, vista que foi escrita por Liutprant, um "historiador" conhecido por seu ódio a Roma. João X, apesar das lutas, cuidou muito da conversão dos Bárbaros, da reconstrução de mosteiros e da pureza da fé.

Nuvola apps ksig Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.



Precedido por
Lando
Znak vatikan
Papa

123.º
Sucedido por
Leão VI
45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Papa João X. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement