Cristianismo Wiki
Registre-se
Advertisement
Saint Paul convertion

Conversão de Paulo, por Caravaggio, 1600.

Paulo de Tarso (nome original - Saulo) ou Apóstolo Paulo, (Tarso cerca de 5Roma c. 67, ) é considerado por muitos cristãos como o mais importante discípulo de Jesus e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo nascente.

Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47). Paulo, assim comos os outros Verdadeiros Apóstolos, também viu o Senhor Jesus (Atos 9:17, I Coríntios 15:8, dentre outros textos). Paulo era um homem culto, se formou na escola judaica em Jerusalém (a Escola de Gamaliel), tinha feito uma carreira no Templo (era Fariseu), onde foi membro do sinédrio. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-se que em sua maioria era de pescadores. No entanto, eram ungidos e cheios do Espírito Santo como ele havia sido. A língua materna de Paulo era o grego. É provavel que também dominasse o aramaico.

Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.

Foi a mais destacada figura cristã a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão no e dos estritos hábitos alimentares tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio a oposição de outros líderes cristãos, mas, em consequência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição, que não tem um móbil missionário.


Biografia[]

Infância[]

Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, que actualmente pertence à Turquia, numa família judaica romana da Dispora, pois naquela altura já havia uma diáspora de judeus que viviam espalhados pelo mundo, sobretudo na Pérsia, mas também em torno do mediterrâneo, em Alexandria e no norte de África, na Turquia, Grécia e outras partes do Império Romano, incluindo a atual Espanha). Nasceu numa data desconhecida mas "sem dúvida antes do ano 10 da nossa era" (Étienne Trocme). Seu pai, adquiriu a cidadania romana, mantendo a fé judaica, educou-o na tradição judaica. Durante toda sua vida sua cidadania romana foi um meio de proteção física. Como era tradicional nas famílias judaicas, a criança recebeu dois nomes: um hebreu (Saulo) e o outro romano (Paulo). Como ele próprio diz, foi circuncisado ao oitavo dia e mantendo-se sempre na lei mosaica. Diz-se mesmo um Fariseu. Tornou-se membro do Sinédrio, portanto era casado e pai.

A sua formação primária foi feita numa escola de cultura grega, como atestam as suas cartas. Mas ele afirma que recebeu também o ensino por parte de rabinos.


Jerusalém[]

Em determinada altura Paulo foi enviado para viver em Jerusalém. As cartas dos apóstolos afirmam que ele foi criado pelo rabino Gamaliel em Jerusalém. Não há dúvida de que passou uma parte importante da juventude em Jerusalém.

Foi em Jerusalém que Saulo participou no apedrejamento daquele que ficaria conhecido como Santo Estêvão, um líder de um grupo fervoroso dos seguidores de Jesus, que é formado por Gregos. Este é o chamado grupo dos helenistas. Saulo foi um perseguidor destes helenistas, núcleo de cristãos de cultura grega que procuravam difundir a nova fé entre os judeus de cultura grega em Jerusalém.

O argumento de Paulo na sua perseguição aos helenistas era a defesa da "tradição dos pais" e da lei mosaica, que ele via como ameaçada pelos helenistas. Alguns autores chegam mesmo a colocar a hipótese de Paulo ter sido um zelote, dado o seu fervor religioso. Também o facto de sua vida ter sido colocada em perigo após ter tomado partido pelos cristãos leva Étienne Trocmé a dizer que isso "corresponde bem ao pouco que sabemos sobre a organização do partido zelote".

Em determinado momento, Paulo de Tarso saiu do mundo judaico e foi para Atenas pregar. Os relatos contam que, na sua estadia na Acrópole, ele consegue converter apenas Dionisio Ariopaseta, desistindo então e indo para Corinto.

Missão de Damasco[]

Saulo, ferveroso defensor da tradição judaica (e por isso talvez mesmo um zelote), foi enviado a Damasco para fazer face à agitação dos helenistas, que contestavam o Templo e anunciavam a sua destruição (Atos).

Foi durante esta missão a Damasco que Saulo tomou o partido dos cristãos que perseguia anteriormente. Foi aqui que Saulo indo no caminho de Damasco, já perto da cidade um resplendor de luz do céu o cercou, e caindo do cavalo, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo,Saulo, porque me persegues?". (Atos 9.1-22) Saulo muda de lado. A esta mudança de partido ele fez corresponder uma mudança de nome. Abandonou o nome Saulo e, deste momento em diante, fez-se conhecer como Paulo.

Após muitos anos de atividade missionária, com três grandes viagens apostólicas descritas na Bíblia (incluindo Grécia, Macedônia e Ásia Menor nos itinerários), foi preso em Jerusalém por volta do ano 57 d.C. sob a acusação de estar infiltrando gentios no Templo de Jerusalém e, tendo apelado ao Imperador Romano, foi enviado a Roma, onde teria sido julgado e, após cerca de dois anos encarcerado, foi libertado. Reiniciou sua atividade missionária, sendo que, muito provavelmente, visitou a Espanha e retornou à Ásia Menor, onde, em Trôade, foi repentinamente preso e, mais uma vez, enviado a Roma. Em Roma, ficou preso no Segundo Subsolo do Cárcere Marmetino.

Foi julgado e condenado à morte, e, em face de ser cidadão romano, em vez de ser crucificado, teria sido decapitado em 67 d.C. Seu túmulo encontra-se na Basílica de São Paulo Extra-Muros, na Via Ostiense, lugar tadicionalmente aceito como sendo de seu martírio.

Aspecto físico[]

Não temos qualquer relato confiável do aspecto físico de Paulo. Os únicos relatos que possuimos são dos finais do século II e não são mais do que a projecção dos ideais estéticos a uma figura lendária. Dizia-se que Paulo era manco de uma perna ,olhos azuis e tinha um nariz tanto curvado, tinha aproximadamente 1,79 metros de altura.

Há indícios de que Paulo tinha problemas de saúde, padecendo de uma doença crónica e dolorosa, da qual ignoramos a natureza, mas que lhe terá sido um obstáculo à sua actividade normal. Por volta dos anos 59-61 ele descrevia-se a si próprio como um velho.

PaulT

São Paulo a escrever as epístolas (obra atribuída a Valentin de Boulogne ou a Nicolas Tournier)

Paulo escreveu várias epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. As cartas relacionadas a seguir (conhecidas como Corpus Paulinum) são aquelas que tradicionalmente são atribuídas a Paulo:

Refêrencias[]

  • Étienne Trocmé, "L'enfance du christianisme", Edit. Hachette, 1999

[]

Advertisement