Cristianismo Wiki
Advertisement

Fragmento da Septuaginta, do Século I, a.D.

Septuaginta é o nome de uma tradução da Torá, (Escrituras Hebraicas) para o idioma grego, feita no século III a.C.. Ela foi encomendada por Ptolomeu II (287 a.C.-247 a.C.), rei do Egito, para ilustrar a recém inaugurada Biblioteca de Alexandria.

A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a lenda, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.

A Septuaginta foi usada como base para diversas traduções da Bíblia.

Edições impressas[]

Todas as edições impressas da Septuaginta são derivadas de três antigas cópias.

  • O Editio princeps faz parte do Complutensian Polyglot Bible. Era de Origem Hexapla. Impresso em 1514-18, não foi publicado até que apareceu no Poliglot do Cardeal Gonzalo Jiménez de Cisneros em 1520;
  • A edição de Aldine (iniciada por Aldus Manutius) publicou-se em Veneza em 1518. O texto é mais perto doCodex B do que o Complutensian. O editor diz que ordenou os manuscritos antigos mas não os especifica. Foi reimpresso diversas vezes.
  • A edição mais importante é a Romana ou a Sistina, que reproduz exclusivamente o Codex vaticanus Foi publicada por direção do Cardeal Caraffa, com a ajuda dos vários savants, em 1586, autorizado pelo Papa Sisto V, para ajudar nas revisões em preparação da Vulgata Latina, requisitada pelo conselho de Trento. Transformou-se num repositório de textos do Antigo Testamento grego e teve muitas edições novas, tais como o de Holmes e de Pearsons (Oxford, 1798-1827), e as sete edições de Constantin von Tischendorf, que se publicaram em Leipzig entre 1850 e 1887, sendo que os últimos dois, publicou-se após a morte do autor na revisão da Nestle, e as quatro edições do Henry Barclay Swete (Cambridge, 1887-95, 1901, 1909), etc;
  • A edição de Grabe foi publicada em Oxford, 1707 a 1720, e reproduzida, de maneira incompleta no Codex Alexandrinus de Londres. Para edições parciais, veja Vigouroux, “Dict. de la Bible”, sqq 1643.

Ver também[]

Links externos[]


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Septuaginta. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement