Cristianismo Wiki
Advertisement

O movimento religioso conhecido por Testemunhas de Jeová assume-se como uma religião cristã não trinitária milenarista. Afirmam adorar exclusivamente a Jeová [ YHWH, de YeHoWaH ] e se consideram verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Possuem adetos em 236 países e territórios autónomos, com mais de 6 milhões e 900 mil publicadores ativos. [1]O número de membros batizados não é divulgado em suas estatísticas anuais. Os critérios estatísticos usados pela STV são imprecisos e vagos. [2]. Crêem que a sua religião é a restauração do verdadeiro cristianismo, mas rejeitam serem uma religião fundamentalistas no sentido em que o termo é comumente usado [3]. Afirmam basear todas as suas doutrinas e práticas internas na Bíblia [4].

As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas pela sua regularidade e grande persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas. A Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) possuem um dos maiores parques gráficos do mundo visando a impressão e distribuição de centenas de milhões de exemplares da Bíblia - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas e das publicações da STV. Como parte da sua adoração a Deus, assistem semanalmente a reuniões congregacionais e a grandes congressos anuais, onde o estudo da Bíblia constitui a principal temática. São ainda conhecidas por recusarem algumas das doutrinas consideradas centrais da Fé Crista das religiões cristãs, pelo apego a fortes valores morais ensinados na Bíblia, defenderem neutralidade em assuntos políticos, recusarem a prestação do serviço militar - armado e não armado.

História e atividades básicas[]

As Testemunhas de Jeová, inicialmente conhecidas por Estudantes da Bíblia, foram fundadas por Charles Russell, em 1876. Em 1872, Russell e alguns amigos já havia formado um pequeno grupo de estudo não setário da Bíblia, em Allegheny (hoje integrada em Pittsburgo) Pensilvânia, EUA. Com o fim de publicar as suas ideias sobre o que considerava ser a verdade bíblica em contraste com erros doutrinais que atribuía a outras denominações religiosas, Russell começou a publicar A Sentinela, que se assume como a mais distribuída revista religiosa do mundo [5], bem como a mais traduzida revista de qualquer género [6]. As pessoas que recebiam a revista começaram a se reunir em grupos para estudo da Bíblia. Assim, acabaram por tornar-se conhecidos por Estudantes da Bíblia ou, quando A Sentinela começou a ser traduzida em outras línguas, Estudantes Internacionais da Bíblia [7].

Originalmente, a impressão dea revista A Sentinela e dos tratados religiosos era feita quase que inteiramente por firmas comerciais. Visando uma maior divulgação pela página impressa, em 1881, Russell foi co-fundador a Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião. Em 1884, fundou um nova associação religiosa - a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia. Estava deste modo formado o principal instrumento legal do grupo religioso que posteriormente viria a ficar conhecido por Testemunhas de Jeová, visando a realização da sua obra mundial de evangelização. A diretoria desta Sociedade veio a constituir o que se convencionou chamar Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, ou seja, o grupo de anciãos responsáveis pela liderança da religião. Durante muitos anos, a expressão "a Sociedade", usada pelas Testemunhas como sinónimo de Corpo Governante [8]. Em 1972, passou a existir uma clara distinção entre o Corpo Governante e as várias sociedades jurídicas que as Testemunhas usam em todo o mundo. Estas associações religiosas, incluindo a mais antiga delas, são instrumentos legais para realização das suas atividades [9].

Estão agrupados em células locais designadas por congregações, unidas sob uma estrutura mundial que coordena todas as suas atividades. Apesar de possuírem o que chamam de organização e nela existirem anciãos e servos ministeriais que assumem responsabilidades]] locais ou mais abrangentes, as Testemunhas não formam distinção entre clero e leigos, tal como acontece com muitas denominações religiosas. Não possuem títulos honoríficos, não usam vestimenta ou símbolos distintivos, não se lhes impõe o celibato, não são assalariados e se espera que sejam um exemplo de boa conduta e moral na congregação.

Apesar de duramente perseguidas e proscritas em muitos países]], sendo alvo de diversas críticas e ensinos controversos devido à sua singular interpretação da Bíblia e apego as suas doutrinas que, na sua maioria, diferem da teologia dita cristã, rejeitando assim qualquer envolvimento ecuménico, mantendo uma estrita neutralidade política e militar e defendendo uma conduta moral bastante rígida, as Testemunhas de Jeová continuam a experimentar um contínuo aumento entre as suas fileiras. Para isso contribui um zelo notável, que alguns consideram ser um proselitismo agressivo, no que chamam "obra de pregação das Boas Novas do Reino". Este serviço realizado voluntariamente distingue-as e torna-as conhecidas mundialmente, sendo habitual observá-las nas suas regulares visitas às casas dos seus vizinhos e no contacto directo com o público onde quer que haja pessoas.

Preocupam-se também em divulgar as pessoas que têm necessidades especiais, tal como os deficientes auditivos ou visuais. Aos interessados oferecem estudos domiciliares e gratuitos da Bíblia tentando depois trazê-los até aos seus centros de reunião, conhecidos por Salões do Reino. As suas reuniões e congressos, bem como a realização de cerimónias como casamentos e funerais, são sempre realizadas gratuitamente e nunca fazem colectas, nem se cobram dízimos. Aceitam contribuições voluntárias e anónimas para o financiamento da sua obra e dos seus locais de reunião. Mantêm ainda extensos programas de educação religiosa e diversos programas de voluntariado no interesse da liderança.

Seu nome distintivo[]

Esta comunidade religiosa era conhecida inicialmente como Estudantes da Bíblia. Os seus membros foram também chamados, em sentido pejorativo, de "Russellitas", "Rutherfordistas" e "Auroristas do Milénio". Em 1931, entenderam que deveriam fazer uma distinção entre a maioria dos membros que eram leais à Diretoria da Sociedade Torre de Vigia e os grupos dissidentes que também se intitulavam Estudantes da Bíblia. Além disso, consideraram que o termo Estudantes da Bíblia era demasiado vago para servir como designação distintiva. Assim, no domingo, 26 de julho de 1931, no culminar do congresso realizado em Columbus, Ohio, EUA, os presentes adotaram unanimemente uma resolução intitulada "Um Novo Nome" [10], apresentada por Joseph Rutherford, o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Nela foi proposto o nome descritivo e distintivo de "Testemunhas de Jeová", baseado em Isaías 43:10 (TNM).

Algumas vezes, as suas publicações usam a expressão "Testemunhas cristãs de Jeová", como forma de reforçar a sua crença em Jesus Cristo como o Filho de Deus e Salvador da humanidade e não apenas em Jeová Deus, seu Pai. Também afirmam que fazem parte de uma "grande nuvem de testemunhas" pré-cristãs de Jeová. (Hebreus 11 a 12:1) Argumentam que o próprio Jesus Cristo é chamado de "testemunha fiel e verdadeira". (Revelação 3:14)

Afirmam que, desde o início, houve apenas uma religião verdadeira, constituída por aqueles que fazem a vontade de Jeová, e que todas as outras são religiões falsas. Consideram que uma das caraterísticas principais da religião falsa é o desprezar ou simplesmente não reconhecer e divulgar o Nome de Deus, conforme apresentado na Bíblia pelo Tetragrama YHVH, e pronunciado consoante a forma mais popular na língua de cada país. As Testemunhas de Jeová têm orgulho em divulgar o Nome de Deus, preferindo em português a forma Jeová. Apesar de não considerarem incorreto o uso de Javé (JaHWéH), preferem a forma Jeová por ser o uso mais comum em grande número das traduções bíblicas modernas bem como em outras obras seculares e na conversação diária.

Apesar de algumas pessoas, e até mesmo a imprensa ou determinadas obras literárias, designarem as Testemunhas de Jeová por "jeovistas" ou "jeovás", elas rejeitam estes termos considerando-os pejorativos e mesmo ofensivos contra o Deus que adoram, visto que consideram que o Nome Sagrado deve ser tratado com respeito e reverência.

Fundamentação das suas doutrinas[]

A única autoridade reconhecida pelas Testemunhas de Jeová em termos teológicos é a NM - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pela STV. No caso de ainda não possuem esta versão bíblica no seu idioma, recorrem às versões mais populares disponíveis no país onde moram.

A interpretação do texto bíblico é feita segundo o entendimento aprovado pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová e publicado pela Sociedade Torre de Vigia. Confiam plenamente no seu Corpo Governante como "porta-voz" de Jeová Deus, para fornecer ensino e entendimento bíblico no tempo apropriado. No entanto, nem os que compõem o Corpo Governante nem qualquer outra Testemunha de Jeová afirmam ser inspirados por Deus, ao contrário do que crêem ter acontecido com os escritores bíblicos cuja escrita terá sido guiada pelo Espírito Santo de Deus. Assim, as suas publicações podem e são sujeitas a alterações a nível doutrinal, talvez quando um estudo mais detalhado de determinado assunto conduz a um ajuste de pensamento.

Divulgação das suas doutrinas[]

As Testemunhas de Jeová procuram se empenhar na divulgação mundial das suas crenças através de vários meios e, em especial, através da página impressa. Nas suas convenções anuais, são apresentados à comunidade novos livros, brochuras e outros artigos para divulgação doutrinária. Apesar de estarem presentes na Internet, actualmente não possuem quaisquer emissões de TV ou Rádio. No entanto, foram pioneiras no uso do Fotodrama da Criação (cinema sincronizado com som) e fizeram vasto uso de emissoras de rádio no passado, principalmente na década de 1930 e 1940, quando chegaram a montar as maiores redes radiofónicas da época. [11]

A sua mensagem é apresentada ao público, principalmente através de duas revistas:

  • A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová
  • Despertai!

Hoje possuem um dos maiores parques gráficos do mundo, com capacidade para imprimir centenas de milhões de exemplares de publicações a cada ano, sendo que algumas das suas edições estão entre as mais distribuídas mundialmente. Apenas nos últimos 30 anos do Século XX, se imprimiram mais de 20 biliões de livros, folhetos, brochuras e revistas. [12] Os títulos publicados são traduzidos individualmente em dezenas ou mesmo centenas de idiomas e apresentados em versões diferentes, tal como edições com caracteres de grandes dimensões ou em braille para os que possuem deficiências visuais, DVDs com língua de sinais, gravações áudio entre outros. Lançam ainda documentários e filmes sobre diversos temas, discos com temas apenas musicais ou cantados, CD-ROMs com a Bíblia e o conteúdo electrónico da maioria das suas publicações dos últimos 35 anos e mantêm um Website Oficial com informações em 314 idiomas. Até setembro de 2007, o número total de línguas em que as publicações das Testemunhas de Jeová eram editadas alcançava os 437 idiomas [13].

Modo de vida[]

As Testemunhas de Jeová encaram a sua religião como um modo de vida, sendo que todos os outros interesses, incluindo o emprego e a família, giram em torno da adoração exclusiva que prestam a Jeová, o seu Deus. Assim, não importam o que façam, incluindo a selecção de diversão ou de vestuário, de carreira na escola ou na profissão ou mesmo a escolha de cônjuge, o comportamento e interacção com a comunidade, nos negócios ou em lazer, tudo isso é influenciado pela decisão que tomaram de dedicar a sua vida incondicionalmente a Jeová. A Bíblia é encarada como um verdadeiro manual de aplicação prática e obrigatória em todos os campos da vida.

Todas as Testemunhas são incentivadas a serem diligentes estudantes da Bíblia e das publicações que afirmam basear-se nela, bem como a apresentar um elevado grau de compromisso com a sua religião. Crêem que todas elas, sejam homens ou mulheres, são ministros de Deus, ordenados no dia do seu batismo pessoal por imersão completa em água. Este passo não é permitido a crianças incapazes de tomar decisões, nem é imposto a adultos. Usualmente, alguém que se reúne com as Testemunhas necessita de vários meses, para ser aprovada para o batismo como uma Testemunha de Jeová.

Além do seu estudo pessoal da Bíblia com a ajuda das publicações da STV, se espera que assistam regularmente as reuniões congregacionais, usualmente três vezes por semana, em locais conhecidos por Salões do Reino ou em casas particulares, para instrução coletiva e encorajamento mútuo. Outras reuniões de maiores dimensões ocorrem, usualmente, três vezes por ano, em Salões de Assembleias mantidos por elas ou em instalações públicas alugadas, como estádios desportivos ou auditórios municipais.

Todas as Testemunhas, alistadas nos seus relatórios anuais, são também proclamadores activos da mensagem que consideram urgente transmitir. Participam regularmente em actividades formais organizadas localmente para contactar os vizinhos mas também aproveitam ocasiões informais para falar com conhecidos ou simplesmente com aqueles com quem se cruzam ao longo do dia.

Conceito sobre outras religiões[]

As Testemunhas de Jeová crêem que praticam a religião verdadeira (ou seja, o primitivo Cristianismo), e por fazer isso, serão salvas como grupo, o que não significa que toda Testemunha individual seja salva. Ensinam que, para alguém poder ser salvo, a pessoa tem de obter conhecimento sobre a vontade de Deus (João 17:3), conforme expressa na Bíblia, e pôr em prática aquilo que aprende, mantendo a sua integridade até o fim. (Mateus 24:13)

Já por muitos anos, as suas publicações têm expresso a opinião que todas as outras religiões são falsas, particularmente as religiões da cristandade, ou seja aquelas que professam ser cristãs. A todas as religiões acusam de permissividade moral, envolvimento na política e nos conflitos mundiais, divulgação de ensinos que consideram pagãos e anti-bíblicos, ostentação material, conduta imprópria ou destaque pessoal dos seus líderes e que, por essas razões, todas elas serão destruídas. Crêem que isso acontecerá às mãos dos governos políticos do mundo que abolirão a religião e que, sem se aperceberem, apenas estarão a executar o julgamento de Deus.

Embora sejam criticadas por serem intolerantes com as outras religiões, elas respeitam as diferenças de opinião e não procuram impor as suas crenças. Criticam as organizações religiosas nas suas doutrinas e práticas que consideram biblicamente erradas, mas nunca a fé individual e a sinceridade dos seus crentes. Sobre este assunto, a STV afirmou:

"Sentimos interesse bondoso e amoroso pelas pessoas de todas as religiões, mas quando as crenças e práticas religiosas delas são falsas e merecem a desaprovação de Deus, trazer isto à atenção delas, por expor a falsidade, significa mostrar amor a elas. Jesus mostrou claramente o erro das práticas religiosas dos escribas e fariseus de seus dias, dizendo que a religião deles era vã." [14]

Oposição às Testemunhas de Jeová[]

Segundo alguns observadores, as Testemunhas de Jeová foram um dos grupos religiosos mais perseguidos em todo o mundo ao longo do Século XX. Sobre isto, o editor da United Church Observer, que se assume como uma das mais antigas e respeitadas revistas religiosas do Canadá[15], escreveu:

"Não é sempre que os representantes da religião organizada se erguem a favor das Testemunhas de Jeová. No entanto, são um grupo corajoso e, provavelmente, agüentaram mais perseguição por menos ofensas do que qualquer outro grupo religioso do mundo." [16]

A oposição a este grupo religioso, espalhado pelos vários continentes, ainda permanece viva em quase três dezenas de países [17], onde as suas actividades estão banidas oficialmente e vários dos seus membros estão encarcerados. Segundo as Testemunhas, eles são vítimas de perseguição religiosa e intolerância, mesmo em países considerados democráticos, tem tomado muitas formas distintas, desde a intolerância na família, na escola, no emprego e na sociedade em geral.

Posições controversas das Testemunhas de Jeová[]

Ao longo da sua história, as suas crenças, doutrinas e práticas religiosas têm sido, amiúde, alvo de algumas controvérsias. Especialmente visadas têm sido as suas doutrinas sobre a vinda iminente de um Armagedão global, o seu trabalho intenso de proselitismo, a sua neutralidade e distanciamento quanto a tradições seculares ou assuntos políticos, a prática da excomunhão ou desassociação de membros, a rejeição do uso de sangue na alimentação e na Alternativas médicas ao sangue, entre outras temáticas.

Estatísticas mundiais[]

As estatísticas recolhidas durante o que as Testemunhas designam por Ano de Serviço, ou seja, num período de doze meses de Setembro a Agosto, foram publicadas no Anuário das Testemunhas de Jeová de 2008. Este relatório, com dados actuais e dos anos anteriores, de cada um dos países onde estão ativas, também está disponível on-line, no seu website para a comunicação social [18].

Segundo o Relatório Mundial do Ano de Serviço de 2007 (de setembro de 2006 a agosto de 2007) [19], as Testemunhas de Jeová tiveram um auge de 6.957.854 publicadores ao redor do globo, em 236 países ou territórios autónomos. Este número representa um aumento de 3,1% sobre o total de publicadores ativos indicados no Ano de Serviço de 2006.

O número de adeptos apresentado no relatório anual se refere apenas ao número de publicadores ativos que participa regularmente na divulgação da crença (o que inclui publicadores batizados e não-batizados), não sendo por isso, comparável com as estatísticas apresentadas por outros grupos religiosos [20]. Regista-se também o número de 6.561.426 estudantes que durante o ano de serviço de 2007 realizaram um curso bíblico semanal. Destes, 298.304 se tornaram Testemunhas batizadas.

A mesma fonte acima referida informa que 17.672.443 pessoas estiveram presentes na Comemoração da Morte de Cristo. Existe um total de 101.376 congregações. As estatísticas sobre o número dos desassociados e de disossiados aparecem pontualmente nas suas publicações, sempre em termos incompletos e imprecisos.

Notas[]

  1. Anuário das Testemunhas de Jeová de 2008, pág. 31 e estatísticas no site oficial.
  2. Segundo o Anuário das Testemunhas de Jeová de 2008 e página de estatísticas no Website Oficial, 17.672.443 pessoas assistiram à Comemoração da Morte de Cristo. Este valor agrega a totalidade dos publicadores ativos e as demais pessoas interessadas. A revista A Sentinela de 1 de março de 2001 contém a seguinte declaração: "As Testemunhas de Jeová estão ativas em 235 países e territórios. São mais de 6 milhões de publicadores ativos, e outros 8 milhões de interessados têm assistido às suas reuniões."
  3. Artigo "O que é o fundamentalismo?" publicado em A Sentinela de 1 de março de 1997, pág. 4-7
  4. Seção "Testemunhas de Jeová" na pág. 384 do livro Raciocínios à Base das Escrituras, publicado em 1985
  5. A Sentinela de 1 de fevereiro de 2005, pág. 32
  6. Despertai! de 8 de março de 1985, pág. 11
  7. Anuário das Testemunhas de Jeová de 1976, pág. 45
  8. A Sentinela de 1 de abril de 1977, pág. 207
  9. A Sentinela de 15 de janeiro de 2001, pág. 29
  10. Publicada originalmente em inglês na revista A Sentinela de 15 de setembro de 1931, pág. 178-9. Reproduzida parcialmente em português no Anuário das Testemunhas de Jeová de 1976, nas pág. 149-50, e no livro Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, pág. 155-6
  11. Ver O Paraíso Restabelecido Para a Humanidade - Pela Teocracia!, 1974, pág. 293
  12. Despertai! de 22 de dezembro de 2000, pág. 5
  13. A Sentinela de 1 de novembro de 2007, pág. 18
  14. Despertai! de 8 de julho de 1988, pág. 28
  15. Website da United Church Observer (citação de abril de 2007)
  16. Comentário publicado na revista Despertai! de 22 de fevereiro de 1977 e 22 de julho de 1980
  17. A Sentinela de 1 de outubro de 2003, pág. 13 e Anuário das Testemunhas de Jeová de 2007, pág. 38-9
  18. Estatísticas mundiais da actividade das Testemunhas de Jeová, em inglês
  19. Anuário das Testemunhas de Jeová de 2008, pág. 31 e estatísticas no Website oficial
  20. Conforme informação apresentada na página de estatísticas do Website Oficial



Veja também[]

  • Corpo Governante das Testemunhas de Jeová
  • Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (STV)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (TNM)
  • Triângulos Roxos - as vítimas esquecidas do Nazismo

Ligações externas[]

Advertisement