A União de Mocidade Presbiteriana (UMP) é um departamento comum em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil pertencentes à Igreja Presbiteriana do Brasil. Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com os jovens de cada igreja local. Ela é representada nacionalmente pela Confederação Nacional de Mocidade (CNM) que abrange 55 Confederações Sinodais, envolvendo 160 Federações Regionais que compreendem 1500 UMPs com cerca de 55.000 unionistas.

Na IPB, considera-se o ano de 1936 como o ano de surgimento da sigla UMP, sendo que, àquela época já existiam mocidades atuantes em muitas igrejas pelo país. Em 1º de maio de 1944 foi criado o Jornal Mocidade, na Federação do Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1946 era organizada a Confederação Nacional, por ocasião do histórico 1º Congresso. O 3º domingo de maio consagrou-se como o dia da UMP. Em 1960, porém, a nacional foi extinta, assim ficando até 1986, quando foi reorganizada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nuvola apps ksig.png Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em União de Mocidade Presbiteriana. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.