Cristianismo Wiki
Advertisement
VirtudesBraga

Estátuas alegóricas às 3 Virtudes no Bom Jesus, Braga

Fe esperanza y caridad

Fé, Esperança e Caridade. Esculturas de Manuel Tolsá na Catedral de México.

As virtudes teologais do Cristianismo são a , a Esperança e a Caridade (Amor).

No excerto bíblico "1a Coríntios 13:13", apresenta-nos a seguinte citação: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". Num outro excerto bíblico "Génesis 5:6", cita o seguinte: "a Fé actua pelo amor".

Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, estas 3 virtudes têm este nome porque "têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da acção do Espírito Santo nas faculdades do ser humano" (CCIC, n. 384).

Existe como complemento às Virtudes cardinais.

Ver também[]

  • Doutrina da Igreja Católica
  • Virtude


Virtudes Teologais
As 3 Virtudes:

| Esperança | Caridade

Temas relacionados:

4 Virtudes Cardinais | Sete Virtudes


Nuvola apps ksig Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar ao Cristianismo Wiki expandindo-o.


45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Vietudes teologias. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement