Cristianismo Wiki
Registre-se
Advertisement
Calvinismo
John Calvin
João Calvino
Bases históricas:

Cristianismo
Agostinho de Hipona
Reforma

Marcos:

A Institutio Christianæ Religionis de Calvino
Os Cinco Solas
Cinco Pontos (TULIP)
Princípio regulador
Confissões de fé

Influências:

Theodore Beza
Sínodo de Dort
Teologia puritana
Karl Barth

Igrejas:

Reformadas
Presbiterianas
Congregacionais


A Vocação eficaz (ou Graça Irresistível) é uma doutrina do Calvinismo segundo a qual a graça divina é irresistível para os crentes, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles.

Segundo esta doutrina, portanto, Deus é soberano e pode sobrepujar qualquer resistência humana, mais especificamente a resistência humana à salvação. Pois, se a dourina da depravação humana é verdadeira, o homem nunca teria a não ser que a isso fosse coagido.

Segundo a Confissão de Fé de Westminster, Deus salva os crentes "iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça"[1].

Notas[]

  1. Confissão de Fé de Westminster, X.1.


Referências[]

Links externos[]


Andrej Rublëv 001   Este artigo é um esboço sobre Teologia. Você pode ajudar à Cristianismo Wiki expandindo-o.



45px-Smallwikipedialogo.png Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Vocação eficaz. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Cristianismo Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.
Advertisement